O Marketing Digital consiste em um conjunto de técnicas, boas práticas e ferramentas que buscam aumentar a visibilidade e a conversão – efetivação de vendas, preenchimento de cadastros, inscrições em eventos ou quaisquer outras ações que uma empresa busque – no meio online.

Quando se trata do segmento industrial, muitas empresas estão acostumadas a focar esforços de marketing na retenção de clientes, com a responsabilidade de atração de novos clientes no escopo de trabalho apenas do departamento comercial. Entretanto, o marketing digital pode ser uma excelente ferramenta de apoio a este departamento, atraindo potenciais compradores interessados que já passaram por filtros simples; ou seja: atraindo exatamente quem sua empresa busca.

O marketing digital para indústrias se caracteriza, portanto, como a junção de estratégias de presença digital que viabilizem que sua indústria seja encontrada no Google, ou que seu cliente se lembre de você por ser impactado frequentemente com uma publicação sua em alguma rede social, ou que aquele cliente antigo e inativo se lembre de você ao receber um e-mail nominal em sua caixa de mensagens dizendo que você tem novidades para ele. Tudo isso e muito mais faz parte do marketing digital para indústrias.

Quais as principais vantagens do Marketing Digital para Indústria?

É justo pensar que, em um mundo cada vez mais digital, seu cliente – ou o cliente do seu concorrente – seja bombardeado frequentemente com mensagens de empresas que vendem serviços como o seu em suas redes sociais particulares. Ou ainda, que a cada fechamento de trimestre, ele reavalie fornecedores com uma simples busca no Google. Quem garante que ele não encontrará uma indústria que ofereça seu produto mais barato ou que tenha um prazo de entrega mais enxuto numa busca rápida no maior provedor do mundo?

É por isso que é de suma importância para sua indústria estar presente nestes ambientes. Porque, invariavelmente, seu cliente está lá também.

Entre as principais vantagens do marketing digital para indústrias, sobretudo em comparação ao marketing tradicional, pode-se citar a assertividade na hora de impactar seu cliente ou potencial cliente.

É possível filtrar com facilidade para quem você deseja exibir um anúncio no Google, por exemplo, ou para quais palavras você quer aparecer em um resultado de buscas neste site. Dessa forma, você garante que quem chegue até você já tenha um mínimo conhecimento ou um interesse genuíno pelo que você oferece. E o mais importante: pagando bem menos do que nas mídias tradicionais para atrair um público muito mais segmentado.

Por outro lado, quando se trata de estratégias de redes sociais, por exemplo, pode-se pensar que as redes não são canais ideais para executar vendas. Isso é um fato. Entretanto, uma venda não se trata apenas do fechamento e aceitação de uma proposta comercial. É necessário lembrar ao cliente que você oferece o que ele precisa, mostrar-se como autoridade no segmento, com domínio de causa, e até mesmo garantir um canal mais prático de contato.

Já na esfera do e-mail marketing, o tête-a-tête digital torna-se possível – e proveitoso – à medida em que você pode contatar seu cliente de maneira nominal e direta para informá-lo de promoções e novidades, ou compartilhar uma newsletter que o instigue a visitar seu site, ou encaminhar um simples “Feliz Aniversário” como estratégia de relacionamento.

Todas essas vantagens e muitas outras são possíveis para quem investe em marketing digital para indústrias.

Para que serve o Marketing Digital na Indústria?

Em suma, o marketing digital é uma ferramenta imprescindível para que uma empresa se mantenha ativa, atraindo novos clientes, retendo os antigos, ganhando mais visibilidade e sendo encontrada com facilidade por quem busca exatamente o que a empresa oferece.

Em um mundo cada vez mais “online”, seu cliente está em uma rede social, se comunica por e-mail, avalia serviços em um site de buscas, se informa por blogs ou vídeos, etc. A quantidade de informação disponível para este cliente é cada vez maior, e o marketing digital se posiciona como uma forma de fazer com que, entre tantas mensagens recebidas, a sua se destaque de uma forma muito mais objetiva e assertiva, divulgando apenas aquilo que ele procura.

Se você já se convenceu de que o marketing digital na indústria serve para te ajudar a vender mais e chegar mais longe, entre em contato conosco e saiba por onde começar a investir nessa tendência.

Categorizado em: