Não é novidade que o marketing digital chegou para ficar em todos os setores da economia. Afinal, grande parte dos consumidores está cada vez mais presente na internet, tanto para entrar em contato com outras pessoas como para comprar um produto ou contratar um serviço. No setor da indústria, essa tendência não é diferente.
As indústrias eram, originalmente, mais conservadoras e investiam apenas em marketing tradicional. Porém, com o avanço da concorrência e o novo comportamento dos consumidores e de outras empresas, passaram a notar a necessidade de investir em sua transformação digital e em um marketing mais moderno.
Nesse contexto, o marketing digital para indústrias tem como objetivo construir a reputação da marca digitalmente e torná-la de fato reconhecida em seu mercado de atuação. Isso aumenta, consequentemente, o seu poder de atração, retenção e fidelização de clientes, sejam eles B2B (business to business, ou seja, entre empresas) ou B2C (business to consumer, ou seja, entre sua empresa e o consumidor final); direcionando todas as estratégias às reais necessidades do mercado.
A diferença mais evidente entre marketing digital para empresas e para indústrias é o foco e relacionamento com o público-alvo. No marketing digital comum, os consumidores são o foco, já no marketing industrial, outros empreendedores são o alvo, visto que indústrias costumam atuar como B2B e vender seus produtos para outras empresas, não para o consumidor final.
Por que investir em marketing digital para indústrias?
Muitos proprietários de indústrias, quando recebem uma proposta da equipe de comunicação para investir em sites, redes sociais, e-mail marketing e outras abordagens do marketing digital, sentem-se assustados.
Logo pensam: no que isso vai beneficiar minha indústria se somos focados em produzir e distribuir? Bom, de qualquer maneira, independentemente do setor, você precisa de clientes, certo? Se não, não há para quem produzir.
O marketing digital irá trabalhar para conquistar novos clientes e expandir ainda mais a atuação da sua indústria, além auxiliar no posicionamento e fortalecimento de sua marca.
O marketing industrial oferece um elevado ROI (Retorno sobre o Investimento) para a sua empresa. Ou seja, tudo o que você investir no marketing digital (que podem ser valores relativamente baixos), terá retorno financeiro a curto e médio prazo para a sua empresa, seja com maior volume de vendas, aumento na demanda ou reconhecimento de marca.
Se o objetivo da sua estratégia é aumentar o volume de vendas e da receita, é importante incluir as ações no Google (pode ter ser certeza que seu cliente está procurando seus produtos por lá), Redes Sociais, E-mail e Inbound Marketing em seu planejamento.
O conceito de inbound marketing é um pouco mais recente no marketing digital e se baseia no chamado funil de vendas, que segmenta as etapas do fluxo de compra do seu consumidor, a fim de que você invista em ações pertinentes para cada momento.
Para isso, também é de suma importância investir em um bom marketing de conteúdo, a fim de entregar posts, textos para blog, vídeos, podcasts, fotos e afins que sejam de interesse do seu público e que demonstrem como a sua empresa pode oferecer a solução para o que ele está procurando.
Aproveite para apresentar os produtos fabricados em sua indústria, suas funcionalidades e características mais marcantes. Isso ajuda no processo de tomada de decisão do consumidor, ou seja, agiliza sua jornada.
Existem agências especializadas em marketing industrial?
Sim! A estratégia de marketing digital para indústrias é baseada em estratégias e métodos de marketing industrial, levando em conta seus clientes B2B, a legislação do setor, o foco em vendas, os conteúdos mais técnicos para este público, etc. Sem um bom uso das técnicas de marketing industrial no meio digital, sua empresa será apenas mais uma nas redes. Por isso, é preciso contar com uma agência especializada!
Está pronto para começar? Fale com a gente e saiba por onde!