Garantir o sucesso de uma indústria depende de diversos fatores, e nos dias de hoje, uma boa presença digital é um deles.Entretanto, aplicar essa estratégia de maneira eficaz é um desafio para muitos empreendedores do segmento industrial, frequentemente acostumados a utilizar apenas métodos mais tradicionais de divulgação.
Por isso, escolher uma agência de marketing especializada em serviços digitais fará toda a diferença. Mas, como escolher a melhor opção de agência de marketing para sua indústria? Como saber reconhecer quem de fato entregará resultados tangíveis? Como garantir que este investimento trará retorno?
Confira a seguir.
Por que investir em uma agência de marketing para sua indústria?
Lembre-se que uma agência de marketing digital é especializada nesse assunto de ponta a ponta.
Além do preparo teórico e do conhecimento técnico, é preciso conhecer o segmento online para estar em dia com as boas práticas e os hábitos de consumo dos usuários nos sites de busca, nas redes sociais, etc.
De nada adianta contratar uma agência para criar uma bela identidade visual e uma página de Facebook completa se não haverá ninguém para alimentá-la posteriormente com posts frequentes, não é mesmo? E se sua empresa decidir anunciar no Google? De que adianta divulgar seus serviços e induzir o usuário a clicar em seu anúncio se ele for recebido em um site pouco funcional e onde ele não conseguirá encontrar o que procura?
Tudo está integrado quando se fala de campanhas digitais, e as agências de marketing neste segmento sabem disso como ninguém. Contando com uma delas, não só será possível terceirizar e automatizar alguns processos como também promover excelentes resultados.
Quais serviços de Marketing voltados para indústria são possíveis?
Frequentemente responsável pelo maior ROI no planejamento das empresas, os anúncios no Google Ads são uma peça-chave para que uma indústria se destaque no marketing digital.
Com um investimento relativamente baixo e muito assertivo, o conceito de disseminar sua mensagem ao máximo de pessoas cai por terra. Com os links patrocinados do Google você “pesca em um aquário”, uma vez que seu site vai aparecer como um resultado de pesquisa apenas para alguém que buscou exatamente o que você tem a oferecer.
Na sequência, entre as ferraments de marketing digital que podem auxiliar sua indústria estão aquelas que você certamente tem, já usou ou conhece: as redes sociais.
Muito mais do que um espaço de entretenimento, informação ou comunicação, as redes sociais têm se tornado grandes vitrines, e praticamente todas oferecem a possibilidade de realizar campanhas e divulgações estruturadas.
Além de impulsionar posts ou stories para atrair mais visualizações, trabalhar links para produtos específicos ou até realizar vendas diretas, as redes sociais são um importante canal de contato com seus prospects e clientes, onde tirar dúvidas, pedir orçamentos ou resolver problemas torna-se muito mais ágil.
Aqui vale a máxima: “esteja onde seu público está”, e independente de quem seja seu público-alvo, ele muito provavelmente estará aqui.
E falando em atingir seu público, uma ferramenta digital que não deve ser desprezada é o e-mail marketing. Com uma boa base de contatos, assuntos assertivos, mensagens objetivas e boas estratégias de automação, é possível manter seu cliente por perto e até mesmo converter – ou reverter – vendas.
Além deles, sua indústria ainda pode se beneficiar bastante do conceito de Inbound Marketing, criando uma persona e se posicionando de maneira clara e que torne sua marca memorável, como no caso de investir na produção de conteúdo relevante para o setor em que sua indústria está inserida, criando um cenário propício para conversão de leads e fidelização de clientes dentro de um Blog, por exemplo.
Isso porque, ao criar conteúdo relevante, mecanismos de busca como o Google identificam que sua empresa pode ser referência no assunto e passam a exibir seu site – ou blog – para mais usuários. Se sua intenção for converter usuários interessados nestes conteúdos em eventuais clientes, uma boa agência de marketing digital também pode te ajudar nisso.
Como escolher a agência certa?
Antes de qualquer coisa, pesquise pelo portfólio daquela agência. Agências grandes provavelmente terão uma vasta experiência em empresas de grande porte, mas nem sempre no segmento industrial.
O tamanho de uma agência, seus prêmios e tradição não necessariamente significam que ela conte com profissionais que verdadeiramente entenderão a linguagem utilizada no meio industrial, as necessidades dos empresários neste setor, os prazos e muito mais. Confirme se a agência escolhida tem experiência neste segmento.
Além disso, convém questionar se os profissionais alocados têm se mantido atualizados. As políticas do Google, as tendências em redes sociais e os conceitos de usabilidade virtual mudam com frequência, e manter as equipes de marketing digital em constante aprendizado é essencial. Confira se a agência de marketing para indústria possui certificados de Google Partner ou de cursos oferecidos por outras mídias digitais, por exemplo.
E por fim: agende uma reunião, entre em contato, tire dúvidas. Uma boa agência saberá te explicar com clareza todas as virtudes e limitações do marketing digital, as ferramentas mais adequadas para a sua realidade e quais metas são tangíveis dentro de um bom planejamento.